Choveu, e agora? Saiba o que fazer em dias de chuva em Santa Rita de Jacutinga



Resiliência é tudo na vida. E quando você é turista também. Quando a gente planeja uma viagem, traça diversos roteiros e experiências para aproveitar ao máximo esse momento. Mas você costuma pensar no que fazer em dias de chuva? Pois se não, a gente pensou por você...


Santa Rita de Jacutinga tem um clima bem gostoso praticamente o ano inteiro, mas também não é à prova de chuva. Emoldurada pelas montanhas do sul de Minas Gerais, quando cai o famoso “pé d’água” é preciso buscar vivências alternativas às imersas na natureza – até porque tempestade numa trilha ou cachoeira pode trazer riscos para a sua segurança.

Dito isso, confira as nossas dicas a seguir!


Aproveite o espaço em que você se hospedou




Com várias opções de hospedagem para diferentes perfis de turistas, as pousadas e hotéis da região de Santa Rita de Jacutinga sempre oferecem algum espaço para você aproveitar sua estadia. Mas, então, o que fazer em dias de chuva?



Você pode curtir o clima mais bucólico e aproveitar para relaxar e contemplar as belezas naturais da janela, ler um livro na rede, interagir com outras pessoas nas áreas de espaço comum que oferecem, como a sala de jogos, o bar ou até um filminho para esperar o tempo abrir.



Conheça as lojinhas de artesanatos locais


A cultura local é valorizada através das várias lojinhas de artesanatos de Santa Rita de Jacutinga. Cada lugar e cada peça é um convite a conhecer melhor um pouco da história, personagens e a cultura típica mineira.


E olha que a cidade tem várias opções nesse sentido: o coletivo Mãos em Ação, a lojinha de artesanatos Santo Expedito e a da Dona Virgília. Todas elas estão bem próximas ao centrinho histórico. Assim como o AD Atelier, que une a arte e o design à sustentabilidade em diversas peças e objetos bem originais. Ótima pedida para comprar as lembrancinhas para amigos e a família.


Igreja Matriz e Memorial do Padrinho Vigário


Para fugir da chuva também vale buscar por lugares fechados e cheios de história! Durante o City Tour em Santa Rita de Jacutinga, você pode visitar o memorial do Padrinho Vigário, figura histórica da cidade, localizado na casa onde ele viveu. Lá é possível conhecer relatos, fotos, objetos de destaque na vida do religioso mais famoso da região.



Além disso, uma visita à Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia é imperdível. Com linhas arquitetônicas imponentes, diversas imagens sacrossantas e belos afrescos em seu interior, ela encanta pelo uso das cores e formas ilustradas diretamente na parede sobre o reboco – obra do pintor italiano Victorio Goretti. Ela também é bastante iluminada, de forma natural, sendo um ótimo recanto para a meditação e oração. E, por que não, aproveitar para assistir a uma missa?


Vai um queijinho aí?


Minas Gerais é famosa por seus queijos e toda produção de laticínios, doces, compotas e por aí vai. Então, se chover, por que não aproveitar para degustar bons queijos da região e fazer um cafezinho da tarde, bem mineiro? Na cidade você encontra diversas opções para degustar uma boa comida mineira.


Fazenda com histórias do Brasil Colonial


Um dos principais atrativos históricos da região, a Fazenda Santa Clara permite uma volta ao tempo do Brasil Colonial, a época do café, e preserva muito da atmosfera desse período. Construída entre 1760 e 1780, foi uma das mais importantes fazendas do país, com números que impressionam. São, ao todo, 6.000 m² de área construída, 52 quartos (um para cada semana do ano), 12 salões (um para cada mês) e 365 janelas (uma para cada dia do ano)!

Recentemente a fazenda foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) devido a sua importância. Localizada a 20km do centro de Santa Rita de Jacutinga, a visita guiada dura aproximadamente 1 hora e meia e emociona turistas de todas as idades pela história que carrega.


Dê um pulo em Rio Preto e um gole numa boa cerveja mineira


Se choveu durante a sua estadia, a dica é dar uma escapadinha e conhecer uma das melhores cervejas artesanais da região. Localizada na cidade que leva o seu nome, a Cervejaria Rio Preto está a apenas 40km do centro de Santa Rita de Jacutinga – e somente 20km da Fazenda Santa Clara, sendo um ótima opção para terminar o dia após a visita ao local.


Tipicamente mineira, ela é produzida a partir das águas que escorrem da Serra da Mantiqueira, com vários tipos e sabores diferentes. A visita ao local inclui degustação e um passeio para conhecer o processo de produção. Faça um brinde e aproveite cada gole!


À noite em Santa Rita


Santa Rita de Jacutinga também oferece diversas opções caso a chuva caia. Até porque, nem a chuva pode te impedir de contemplar a noite de clima fresco pra confraternizar, é ou não é? Além de várias opções de lugares com comida típica de Minas Gerais, conforme mostramos nos últimos textos de blog, a cidade também oferece outras variedades gastronômicas.

É o caso da Pizzaria Sabor de Casa, que conta com uma estrutura bem aconchegante, com chopps e vinhos, além de saborosas e deliciosas pizzas. Agora, se você procura um hamburger artesanal pra matar a sua fome, o La Brasa é a opção perfeita! Pertinho da Praça da Estação, apesar de novo na cidade, o lugar já se destaca pela qualidade dos ingredientes e originalidade das receitas.


E os roteiros culturais de Conservatória-MG


A 33km de Santa Rita de Jacutinga, um destino conhecido pelo circuito cultural: Conservatória é a cidade das serestas, com uma noite recheada de atrações culturais e musicais, além de diversas opções de restaurantes e bares pra conhecer após um dia repleto de experiências.


Ao chegar na cidade já é possível conhecer um pouco da história local, que mistura teatro e música por meio da seresta que acontece no Centro Cultural Maria Issemi – em homenagem à famosa violonista da região que faleceu em 2018.


Ali a noite pulsa, e entre as várias opções se destacam o Teatro Sonora, onde a artista Juliana Maia faz belíssimas apresentações musicais, sempre dedicados a grandes nomes da música brasileira. E, se a chuva der uma trégua, a dica fica para assistir as serenatas que acontecem pelas ruas da Praça de Conservatória, todas as sextas e sábados. É bom lembrar de conferir a agenda dos dois locais antes de visitar, combinado?

Como opção de restaurante, o grande destaque vai para o Bistrô do Poeta. Ele também conta com uma programação de música ao vivo e um cardápio repleto de opções da gastronomia contemporânea, com alguns deles imperdíveis! O ambiente aconchegante e bem decorado é um convite para degustar uma cerveja ou um dos drinks cuidadosamente preparados pela casa. Perfeito para ir a dois ou com a família.


Viu só as nossas sugestões sobre o que fazer em dias de chuva? Santa Rita de Jacutinga é um lugar com muitas opções pra você passar um tempo com qualidade, relaxando e curtindo experiências pra lá de prazerosas.



Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Recent Posts
Pousada San Raphael logo.png
botao-whatsapp-NOVO.png
botao-whatsapp-NOVO.png
Informações sobre passeios
whatsapp-logo-1-1.png
botao-whatsapp-NOVO.png

Projeto de Gil Cunha

Colaboradores:

Karol Caetano e Rafael Pereira

 

© 2014 por

mauricio brasilli marketing e imagem

www.mauriciobrasilli.com