Comida mineira: descubra 4 lugares imperdíveis e cheios de sabor em Santa Rita de Jacutinga

Turismo e gastronomia têm tudo a ver. Afinal, são coisas culturais e resgatam e valorizam o DNA e essência um determinado local, cidade, estado ou país. E se tem alguma comida que chega a dar água na boca só de pensar, é a comida mineira, não é mesmo? Ela com certeza é uma das protagonistas nas experiências e roteiros turísticos em Minas Gerais, por isso vai ser notícia neste post e em outros mais.


Então, saboreie e anote as dicas para conhecer e se deliciar com a comida mineira de Santa Rita de Jacutinga!


Logo após os passeios de cachoeiras, para repor as energias


Depois de um dia de atividades ao ar livre e contato com a natureza bate uma fome, não é? Quem vem para Santa Rita de Jacutinga praticar ecoturismo nem precisa se preocupar com a reposição das energias. Alguns restaurantes ficam estrategicamente localizados próximos ou, ainda, dentro das propriedades, como fazendas, que possuem cachoeiras, trilhas e outros atrativos.

É o caso do Restaurante Rural da Dona Tereza. Há 20 anos, o local é parada obrigatória pra quem volta da trilha da Cachoeira do Boqueirão da Mira ou da Cachoeira do Meirelles – uma está bem pertinho da outra.


Lá, a responsável pelos deliciosos pratos de comida mineira é a Dona Tereza, que há mais de 60 anos cozinha em seu forno à lenha para servir os pratos típicos de Minas Gerais. Com um tempero simples e usando apenas ingredientes naturais, como o alho e cebola, os destaques ficam para a sua carne de lata – feita lá mesmo, ela fica 60 dias em conserva -, além do frango com quiabo ou palmito. Típica comida mineira, da roça, impossível não querer repetir!


Restaurante Rural Dona Tereza

Depois, se sobrar espaço, fica a dica para degustar os docinhos, como compotas de frutas e o doce de leite caseiro. Hummm, dá até água na boca, hein?


Outra opção também após um banho de cachoeira, ou três (!) - Cacheira Por Acaso, Escorrega e Batismo -, é o Recanto das Cachoeiras. Ele fica na estrada de Bom Jardim, a 17km do centro de Santa Rita, e oferece um lugar de vista privilegiada. Enquanto você relaxa e contempla a queda da Cachoeira Por Acaso, ouvindo os pássaros, saboreia uma comida mineira. Simples mas deliciosa, feita com carinho pelas mãos de quem gosta de receber gente nova.



Comida mineira bem pertinho do centro da cidade


Fazer um city tour e conhecer a cidade de Santa Rita de Jacutinga é um roteiro bem interessante para quem acaba de chegar. E o que não pode ficar de fora dele é um típico almoço mineiro, coisa que não falta por ali. Ou então, um queijinho fresco de uma das fazendas locais.

Restaurante Ponto de Encontro

O Restaurante Ponto de Encontro fica no coração da cidade, em frente a Estação da Central do Brasil. E, além de, literalmente ser um ponto de encontro para turistas, pela facilidade da localização, é um lugar onde também moradores da cidade frequentam pela vasta opção de pratos e preço justo.


Com sistema self-service, a Elisângela é a responsável pelo lugar. Segundo ela, o que servem lá é “o trivial da comida mineira, tudo muito simples mas com um carinho enorme, como se estivéssemos fazendo pra nossa própria família”. Trivial, simples, mas muito, muito saboroso!


Mesmo com a modéstia dela, é impossível não falar de alguns dos pratos mais procurados: o palmito in natura que é um dos ingredientes usados em seus pratos - colhido na região e de forma totalmente legal. Ou o torresmo crocante, o feijão tropeiro, a couve na manteiga e a costelinha de porco.


Além disso, o restaurante conta com várias opções de folhas, legumes e vegetais. Sem contar a sobremesa: doce de leite com queijo e uma compota de figo deliciosa – se sobrar espaço.


Agora, se comida mineira é a busca, nada como conhecer o Restaurante Jeitinho Mineiro. Localizado pertinho do centro da cidade, ele existe há 4 anos e tem na essência a tradição familiar na cozinha, passando de mãe pra filha as receitas e segredos da cozinha mineira.

Para a cozinheira Fátima Medeiros e sua filha Simone, o diferencial é a simplicidade, carinho, amor e prazer de cozinhar. “Nossa comida é aquela com gostinho de infância, comida da fazenda mesmo, resgata nossa memória”, comenta Simone.


O Jeitinho Mineiro funciona no sistema self-service, com destaque para a rabada servida todo domingo, além da costelinha com goiabada, feijoada e muito mais. Além disso, o restaurante possui parceria com a Pousada San Raphael e oferece refeições especiais, típicas da cozinha mineira, quando acontece algum evento especial.

Restaurante Jeitinho Mineiro

E aí, gostou das dicas? Agora só falta você saborear cada uma delas. Opções de comida mineira em Santa Rita de Jacutinga não faltam, tanto é que esse post continua em breve, com mais alternativas e sabores para você descobrir. Até o próximo!

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...