Turismo na terceira idade: conheça 4 roteiros imperdíveis pertinho do Rio de Janeiro e São Paulo


Chegar na maturidade com saúde para poder viver novas experiências é algo de valor imensurável. Melhor ainda se forem vivências diferentes, que proporcionem bons momentos, com uma dose de cultura, história, fé, boa gastronomia e integração com a natureza, não é mesmo? É isso o que Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais, tem a oferecer a turistas da terceira idade em qualquer época do ano. Quer saber melhor? Confira as dicas!


Turismo religioso: um dos pontos fortes de Santa Rita de Jacutinga


A história e cultura da pacata cidade está totalmente ligada à religião. Destacam-se a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, com sua bela arquitetura e pinturas típicas da cultura católica, além da Igrejinha do Alto.


As duas têm, em comum, homenagens e histórias de fé e devoção ao Monsenhor Marciano, o Padrinho Vigário. Figura importantíssima no desenvolvimento da cidade, que tem até o próprio memorial, localizado na casa onde ele viveu. Lá é possível conhecer relatos, fotos, objetos de destaque na vida do religioso mais famoso da região mineira.





Contato com a natureza e trilhas acessíveis a pessoas da terceira idade


Santa Rita permite que diversos perfis de turistas experimentem seus atrativos, inclusive os naturais. Conhecida como “Cidade das Cachoeiras”, são mais de 70 catalogadas, sendo algumas delas bastante tranquilas para receberem famílias e turistas da terceira idade.


Como a Cachoeira Por Acaso, de fácil acesso e perto do centro da cidade. Ideal para famílias e pessoas que não querem fazer trilhas muito longas. Na verdade, o carro já para bem próximo à queda d’água, em um espaço com restaurante. O lugar serve uma comida mineira simples e bem saborosa -, além de possuir outras duas cachoeiras, com trilhas curtas e de nível fácil.



Fazendas históricas e cultura rural marcante

A paisagem de Santa Rita de Jacutinga é repleta de antigas fazendas. Enquanto algumas se transformaram em hotéis e bons restaurantes com roteiros de ecoturismo, outras foram abertas a visitação, por sua grande riqueza cultural e histórica.


É o caso da Fazenda Santa Clara, de estilo colonial, construída no século XVIII. A propriedade tem 6 mil metros quadrados de área e conta com 365 janelas, 52 quartos e 12 salões. Ela foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) devido a sua importância no histórico da região e do país, tendo sido uma das mais importantes da época do café.





Curiosidade: a fazenda também foi palco de cenário para as filmagens da minissérie Abolição de 1989 e a novela Terra Nostra de 1999 – era a fazenda de Gumercindo, personagem de Antônio Fagundes.


Experiências tipicamente mineiras e tranquilidade


Em meio à tranquilidade e segurança que a cidade transmite, por meio de uma caminhada pelo centrinho ou mesmo um City Tour guiado, é possível conhecer melhor cultura gastronômica típica de Minas Gerais. Opções com aquele sabor da roça, mas de fácil acesso de onde você vai se hospedar, não faltam. Sem contar um cafezinho pela tarde, um bom queijo com doce de leite. Hmmm...





Para quem quer uma experiência ainda mais genuína, algumas fazendas da região também oferecem isso. Você pode fugir ainda mais do lado urbano e se integrar à natureza enquanto se delicia com os pratos típicos, doces e quitutes. A dica é entrar em contato com guias da região, que podem indicar os passeios e visitas de acordo com a sua busca!


Destino de fácil acesso e longe da badalação


A cidade de Santa Rita de Jacutinga está localizada na chamada Zona da Mata mineira, região que fica próxima a Juiz de Fora, também em Minas Gerais, sendo uma gostosa viagem pela estrada de pouco mais de duas horas (124km de distância). Mas também tem fácil acesso a partir da capital mineira, Belo Horizonte (a 342km), assim como Rio de Janeiro (165km), e a apenas 1h de viagem de Volta Redonda-RJ. De São Paulo são 380km.


Todas as estradas que levam a Santa Rita são repletas de vales, montanhas, serras e campos. Além disso, seu fácil acesso e distância relativamente curta a partir de três grandes capitais se encaixa perfeitamente na tendência atual de fazer viagens de curto deslocamento, com mais segurança e conforto. Um destino ideal para quem busca a paz, tranquilidade e momentos inesquecíveis na terceira idade!

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...