Comida mineira, parte 2: descubra as experiências mais saborosas de Santa Rita de Jacutinga


Continuando a nossa viagem pelos sabores da comida mineira de Santa Rita de Jacutinga (para ver a primeira parte, acesse aqui), a gente traz outras dicas de lugares para você visitar e conhecer. A lista a seguir conta com restaurante integrado à natureza, cachaçaria com visual deslumbrante e lojinhas de queijo e petiscos típicos da gastronomia de Minas Gerais.


Combo: comida mineira da roça + hospedagem + atrativos naturais



Quem visita Santa Rita de Jacutinga tem experiências para lá de prazerosas. Como no caso da Pousada & Camping Cachoeira do Sô Ito. O lugar é uma ótima alternativa para quem quer tudo em um lugar só: comida mineira boa, atrativos naturais e hospedagem.


Com uma hospitalidade e simpatia do casal de proprietários, Vaninha e Aurélio, você se sente em casa. No restaurante, com vista para a prainha de água doce, você encontra opções de pratos típicos feitos no forno à lenha e degusta um pouco da cultura mineira. O terreno também é uma pequena fazenda agroecológica e todos os ingredientes vêm de lá mesmo.





Tropeiro e farofa, angu, jiló refogadinho, costelinha de porco, feijão bem temperado, além folhas, saladas e vegetais fresquinhos, direto da horta. Sem contar os docinhos caseiros, geleias e queijos. Delícia demais!


Degustação de cachaça + vista panorâmica + petisquinhos mineiros


Se tem outra coisa que faz parte da cultura mineira é a cachaça. E cada gole é um convite à prosa e à contação de histórias e causos. Junte a ela a experiência da visita a um alambique, um espaço ao ar livre de convivência em meio à natureza e uma porção de sabores bem mineiros. O resultado é a Cacharia da Roça Uai, originalmente santarritense, que fica na estrada que vai para Passa Vinte, também pertinho da área central de Santa Rita de Jacutinga.





A Cachaçaria da Roça Uai é uma ótima experiência de turismo rural para pessoas vão em busca de paz, contato com a natureza, ar puro e uma bela paisagem para contemplação. O empreendimento ainda quer quebrar alguns paradigmas, principalmente com relação à cultura da cachaça. E o que propõe é um passeio pelo seu alambique de cobre, 100% artesanal, para que turistas conheçam o processo de produção da legítima cachaça mineira.




No final, depois de escutar as histórias da cachaçaria, hora da degustação de comida mineira, petisquinhos e confraternização. O cardápio de porções e petiscos tem linguiças e queijos da região, além de torresmo e moela. O espaço conta com redário para relaxar, deck com vista panorâmica e espaço para crianças.


Que tal uma paradinha para o café?


Durante o passeio em Santa Rita de Jacutinga, nada mais mineiro que tomar um “cafezim” com bolo ou uma porção típica, não é mesmo? O Ki Delícia é um desses lugares e fica bem no centro da cidade. As porções que servem são diferentes e saborosas: deliciosas linguiças artesanais recheadas com queijo ou jiló (!), além dos tradicionais queijos frescos.




Antes de ir embora, lojinhas de queijo da cidade


O que não pode passar em branco em uma visita à Minas Gerais é a degustação de queijos – e comprar um presentinho para a família e/ou amigos. Santa Rita de Jacutinga é uma região com alta produção de laticínios e você encontra diversas lojinhas cheias deles para experimentar vários e levar alguns para casa. E o melhor, todas bem localizadas, bem na região central mesmo.




Um dos destaques fica para a Estação do Queijo, que conta com uma grande variedade de produtos exclusivos. Ela é uma loja própria do Laticínio Cunha e Miranda, da comunidade do Bananal, com sabores originais e únicos, direto da terra de Santa Rita!


Já a Parada do Queijo é um lugarzinho ótimo para encontrar bons queijos e embutidos da região. Enquanto que a Casa do Queijo, por sua vez, além de queijos e doces típicos em pote, tem muitas opções de licores, cervejas e artesanatos locais.

Seguindo essas dicas, com certeza a sua experiência em Santa Rita ficará marcada para sempre!




Featured Posts