Viagem dos sonhos: por que Santa Rita de Jacutinga é um dos melhores destinos em Minas Gerais?


Emoldurada pelos vales da Serra da Mantiqueira, na divisa com o Rio de Janeiro e perto de São Paulo, existe uma região montanhosa com diversos rios, ribeirões, córregos e nascentes. Além de muita, mas muita história pra contar. Com a típica hospitalidade e simplicidade mineira, conhecida como Cidade das Cachoeiras, a pacata Santa Rita de Jacutinga é daqueles destinos em Minas Gerais ainda “não descobertos”, um paraíso natural e cultural surpreendente que a cada dia chama atenção dos mais variados tipos de turistas.


Descubra mais sobre esse lugar encantador a seguir.


Ideal para quem quer se divertir e relaxar na natureza ou mergulhar na história do Brasil colonial e se aprofundar na cultura mineira, Santa Rita de Jacutinga se destaca por sua variedade de experiências turísticas em qualquer época do ano.





Por que é um dos destinos em Minas Gerais que vale a pena conhecer?


História, cultura, gastronomia típica e natureza preservada se misturam num só destino. Assim, é ideal tanto para famílias, casais ou grupos de jovens em busca de aventuras e um contato maior com o ambiente rural.

Fazenda Santa Clara
Fazenda Santa Clara

Ao chegar pelas estradas da região é possível se deparar com fazendas centenárias da época Brasil colonial. Inclusive, uma das mais tradicionais desses tempos – construída entre 1760 e 1780 – é a Fazenda Santa Clara. Um dos principais roteiros turísticos na cidade, permite uma volta ao tempo, um mergulho no passado, ouvindo muitas histórias e “causos” dessa época.


Complementar a isso, há muito a ser compartilhado através da arquitetura das dezenas de igrejas.


Natureza imponente e mais de 70 cachoeiras catalogadas

Cachoeira Boqueirão da Mira
Cachoeira Boqueirão da Mira

Para quem busca um alívio da vida urbana e das grandes cidades e deseja relaxar em meio à natureza, Santa Rita de Jacutinga tem um ótimo motivo! Na verdade, são 72 motivos. Afinal, são 72 cachoeiras catalogadas, com aproximadamente 20 delas prontas para te receber, nos roteiros oficiais promovidos pelo destino.


Com diferentes características entre elas, há as ideais para mergulho, para nadar, para curtir uma massagem natural ou mesmo para apenas contemplar as belezas das quedas d’água.



O melhor é que é possível conhecer ao menos 10 cachoeiras em apenas um final de semana, dada a facilidade e proximidade, principalmente para quem está de carro.


Mas claro que, quanto mais tempo você tiver, mais poderá curtir e se surpreender com Santa Rita de Jacutinga. A cidade é ideal para passar longos períodos e aproveitar tudo o que ela pode oferecer com calma e planejamento.


Cartão postal da cidade, a Cachoeira do Boqueirão da Mira está localizada a 17km do centro da cidade e é uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais. Possui um cânion majestoso, em que a natureza demonstra que esse pedacinho de chão é tão abençoado por sua beleza!


A fenda entre dois paredões de pedra possui 85 metros de altura, considerado o maior boqueirão do estado, entrecortado pelo Rio Pirapetinga, um dos principais rios para retirada do ouro no passado. O local é histórico por tamanha beleza e importância econômica.


Gastronomia tipicamente mineira


A gastronomia é parte importante de qualquer roteiro de turismo, até porque os sabores, cheiros e gostos de uma cultura são simbolizados em pratos, quitutes e guloseimas. Assim também é Santa Rita de Jacutinga, onde a culinária é atração durante cada passeio.


Na Praça da Estação, a principal da cidade, é onde todo mundo se reúne para brindar, prosear e se encontrar com os amigos e amigas, se deliciando com as comidas locais. Lá são encontrados os barzinhos e a vida noturna acontece.



Torresmo, carne na lata, frango com quiabo, doce de leite, queijos e cachaças...tudo isso você encontra aqui, com a simplicidade e afeto tipicamente da roça mineira!




No por do sol, uma visão privilegiada


Depois de curtir um dia todo em Santa Rita de Jacutinga, seja passando pela história, curtindo aventuras pela natureza ou conhecendo melhor a cultura local, nada melhor do que terminar o dia no topo da cidade, contemplando a vista privilegiada.


Subindo o Monte Calvário, você chega até a Igrejinha do Alto, ponto turístico e histórico avistado de qualquer lugar da cidade. O visual de lá é encantador, panorâmico para a Serra da Mantiqueira.



Facilidade de acesso chegando das principiais capitais


Santa Rita de Jacutinga possui fácil acesso a partir de três grandes capitais e se encaixa perfeitamente na tendência atual de viagens de curto deslocamento. Isso possibilita o distanciamento ao ar livre e o contato com a natureza, além de ser mais econômica do que destinos em Minas Gerais “mais badalados”.


Está localizada na Zona da Mata, região próxima a Juiz de Fora e que fica perto de grandes capitais: apenas 170km do Rio de Janeiro e 380km a partir de São Paulo ou Belo Horizonte.


Gostou das dicas? Cidade segura, onde você pode caminhar sem preocupação e se deparar com as pessoas em suas varandas, debruçadas, batendo um papo. Conheça esse que é um dos principais destinos em Minas Gerais e surpreenda-se!

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...