Turismo na pandemia: por que Santa Rita de Jacutinga é uma boa opção para as férias de fim de ano?


O fim de ano se aproxima e, com ele, as férias de verão, além daquela vontade de viajar, relaxar e se refrescar na estação mais quente do ano. Já planejou o que vai fazer? Embora certas coisas não mudem, este ano tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. O turismo na pandemia pode acontecer, sim, mas é preciso tomar os cuidados necessários, ser um turista ou uma turista consciente e escolher destinos seguros e preparados, que adotem as medidas de prevenção contra a Covid-19. É o caso de Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais.


Cidade localizada na Zona da Mata, próxima do Rio de Janeiro e de São Paulo, Santa Rita de Jacutinga se apresenta como uma opção bastante propícia para quem quer praticar turismo na pandemia.




Ambiente natural e ao ar livre, com poucos habitantes


Primeiro, pelas próprias características da região: emoldurada pelas montanhas num ambiente rural, natural e cheio de ar puro, baixa densidade demográfica, poucos moradores, que possibilita menos aglomerações e o distanciamento físico.

O destino é conhecido por suas belas cachoeiras, trilhas ao ar livre e diversas possibilidades de vivências em harmonia com a natureza, com roteiros de ecoturismo e turismo de aventura.


E aqui é importante ressaltar como faz bem o contato com a natureza e atividades ao ar livre nas pessoas, algo sugerido inclusive pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como forma de manter o bem-estar, relaxamento, saúde física e mental. É o que mostra esta matéria da revista GoOutside que, de forma responsável e consciente, tomando os devidos cuidados, passar um tempo ao ar livre está associado a uma série de benefícios à saúde.


Então, nada melhor do que praticar uma trilha, respirar o ar puro e deixar a natureza agir, não é mesmo? E olha que Santa Rita de Jacutinga possui vários roteiros que incluem trilhas e cachoeiras. É o que garante a bióloga Terimar Moresco, em publicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), já que “a contaminação por via aérea é menor em ambientes abertos ou com circulação de ar natural”.


Destino responsável e preparado para receber turistas



Outro motivo que coloca Santa Rita de Jacutinga como uma opção segura neste cenário é a adoção de forma responsável dos principais protocolos de segurança. A cidade aderiu ao programa estadual do governo Minas Consciente, que orienta a adequação de forma segura das atividades de comércio, serviços e turismo às medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Além disso, o trade turístico local tomou como base o Manual de Boas Práticas elaborado pela ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.


Ele é resultado de pesquisas junto as principais entidades sanitárias que vem tratando do tema da Covid-19 no Brasil (OMS, Vigilância Sanitária, ANVISA, etc.), além da consulta a diversos protocolos sanitários já adotados por outros países. Contou também com uma vasta equipe técnica com experiência na gestão de segurança e de negócios em turismo. Desta forma, se tornou um ótimo parâmetro para destinos turísticos adotarem os protocolos visando a segurança e bem-estar de todas as pessoas, como Santa Rita de Jacutinga fez.


Confira as principais medidas de prevenção adotadas por restaurantes, pousadas, comerciantes e prestadores de serviço em geral:




· distanciamento físico e uso de máscara;

· aferição de temperatura;

· disponibilização do uso de álcool em gel e incentivo à constante higienização;

· sanitização intensiva de ambientes e superfícies;

· higienização de equipamentos, objetos e roupas;

· cuidados intensivos na preparação de refeições;

· adoção do sistema à la carte nos restaurantes e possibilidade agendar o café da manhã;

· medidas de higiene pessoal de colaboradores;

· treinamento da equipe, comunicação e monitoramento.


O ecoturismo e o turismo de aventura são vistos como atividades de turismo na pandemia bastante propícias. Na essência de cada vertente está, acima de tudo, a consciência ambiental e o baixo impacto à natureza, grupos reduzidos que favorecem o distanciamento físico e uma grande variedade de atividades ao ar livre.


Se você ainda não escolheu o seu destino de férias, fica a dica para considerar Santa Rita de Jacutinga, que reúne tudo isso em apenas um lugar: um destino responsável, consciente e seguro para pessoas de todas as idades.


Featured Posts