Turismo em Minas Gerais: o que fazer em SRJ em cada época do ano

Lugar cheio de surpresas, belezas naturais e experiências para todos os gostos, Santa Rita de Jacutinga é um daqueles destinos de turismo em Minas Gerais que vale a visita em qualquer época do ano!

Faça chuva, sol ou frio, há sempre um bom roteiro para vivenciar, seja ele cultural, gastronômico, religioso ou de aventuras pela natureza. Conheça algumas das oportunidades e planeje a melhor época para você visitar.


No verão: lindas cachoeiras e aventuras ao ar livre


Durante o verão, quem não quer sair e se refrescar em uma deliciosa queda d’água? Conhecida como “Cidade das Cachoeiras”, Santa Rita de Jacutinga tem os roteiros certos para a época mais quente do ano, que envolvem trilhas e cachoeiras refrescantes.

Ilha Parque Aventuras
Ilha Parque Aventuras

Para quem está viajando com a família, a dica também é curtir um dia de atividades ao ar livre no Ilha Parque Aventuras. O espaço fica à beira do Rio Preto, a apenas 6km do centro de Santa Rita de Jacutinga. Lá, todas as atrações são conduzidas por instrutores capacitados e experientes com toda a segurança. Tem boia cross, rafting, stand up paddle e canoagem.



No outono: festança da boa


As folhas caem enquanto acontece a tradicional Festa de Maio em Santa Rita de Jacutinga. Essa é a principal festividade do ano na cidade. É feita em homenagem à Nossa Senhora Aparecida e, principalmente, à padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia.

Festa de Maio | Foto: Rafael Pereira
Festa de Maio | Foto: Rafael Pereira

A festa tem quermesse – com muita comida e sabores da região –, músicas com e sem banda, bingo, leilão e muito mais. Muito bacana para conhecer de verdade as tradições locais! Para se ter uma ideia, o encontro pode durar de 30 a 37 dias, a depender da coincidência ou não com o feriado de Corpus Christi.


A Festa de Maio é marcada ainda por uma procissão emocionante dos devotos. A caminhada começa pelo centro da cidade e vai até a Igrejinha do Alto, em um ponto montanhoso bem mais acima. A programação envolve também uma missa campal. E, no dia da padroeira da cidade, no dia 22, tem uma grande queima de fogos.


Quem visita a cidade no outono pode curtir ainda as festas menores nas comunidades rurais, os deliciosos “arraiás”. Também acontece nesse período a Exposição Agropecuária, geralmente em julho ou agosto. O evento costuma trazer grandes nomes da música sertaneja.


No inverno: visuais deslumbrantes e gastronomia


A época mais fria do ano também reserva boas experiências de turismo em Minas Gerais, com todo aquele charme especial da estação. Considerada a “temporada das montanhas”, o período é ideal para fazer trilhas mais longas, conhecer os picos da cidade, com visuais deslumbrantes. É o caso da Serra da Beleza e da Pedra Lisa. Esses caminhos ficam mais acessíveis e prazerosos com a menor probabilidade de chuvas.

Serra da Beleza
Serra da Beleza

O inverno também tem um apelo forte aos roteiros de turismo histórico, com as igrejas, fazendas históricas, como a Fazenda Santa Clara, além de toda parte gastronômica da cidade, riquíssima, com comida típica da roça. E, para esquentar, por que não degustar uma boa cachaça mineira?!


E para quem gosta de um mergulho mais frio: banho de cachoeira. Sim! Daqueles que lavam a alma. Mas também dá para curtir a beleza sem entrar na água, já que os rios ficam cristalinos.


Na primavera: pedal, serestas ou os dois?


Para quem quer contemplar as estradas na primavera, com o vento batendo na cara e aquela sensação de descobrimento e liberdade, nada melhor do que praticar o cicloturismo ao longo da Volta das Transições. O roteiro tem mais de 400km, começa e termina em Santa Rita de Jacutinga. Imperdível!


A dica para quem fica mais dias pela região é aproveitar para conhecer o entorno da cidade. Uma boa indicação é a bucólica cidade de Conservatória, a menos de 1 hora daqui. É a cidade das serestas, onde existe um circuito já consagrado, com muitos eventos culturais ao longo do ano.


Sarau em Conservatória - Espaço Cultural Marilda Issene
Sarau em Conservatória - Espaço Cultural Marilda Issene

Outras possibilidades são: Rio Preto, Bom Jardim de Minas e Passa Vinte. A área pertence ao Circuito Serras de Ibitipoca, que é colado também ao Vale do Café, no Rio de Janeiro.


Se você chegou até aqui, deu para perceber que Santa Rita de Jacutinga é um destino certo durante o ano inteiro, não é? Os fins de semana e principalmente os feriados são as datas mais procuradas pelos turistas. Para mais tranquilidade, venha nos visitar por uma estadia mais longa, durante as suas férias e aproveite os dias da semana. Há muito o que fazer.


Planeje a sua viagem e curta o melhor do turismo em Minas Gerais!



Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Recent Posts