Cidade das Cachoeiras em Minas Gerais: conheça 8 belezas num final de semana

Um banho de cachoeira renova corpo, mente e alma! E mesmo sem entrar na água, apenas de admirar a imensidão das quedas, é possível sentir-se mais relaxado. Conhecida como cidade das cachoeiras em Minas Gerais, Santa Rita de Jacutinga é o destino perfeito para reenergizar. Ao todo, são 72 cachoeiras catalogadas, com aproximadamente 20 delas aptas para visitas.


Para quem tem pouco tempo disponível, mas quer conhecer muito, é possível visitar pelo menos oito cachoeiras da região em um fim de semana. Mas é claro que o aconselhável é passar mais tempo na cidade para desfrutar de outras experiências com calma, além de roteiros diferentes que fazem valer o tempo de estadia.

Confira a lista a seguir!


Cachoeira das Andorinhas + João Bento + Cachoeira do Quintal

Se o dia é de sol e calor, nada melhor do que começar cedo para curtir a natureza, não é mesmo? A apenas 15km do centro de Santa Rita de Jacutinga, pegando a estrada que liga cidade à Passa Vinte, está localizada a Fazenda das Cachoeiras.


Quem visita o local tem a oportunidade de observar a vida no campo, ver a ordenha manual nas vacas, o cultivo de hortaliças etc. É lá onde começa o passeio, que tem um charme e decoração rústica, típico da roça, com a recepção dos animais da fazenda, além da vista e do som da Cachoeira do Quintal.


Essa, como o nome já diz, é como se fosse o quintal da fazenda. É cheia de árvores frutíferas e até um redário para quem descansar e contemplar as quedas d’água. Já vale, aqui, o primeiro banho, que forma um poço de águas rasas e sem correnteza, com quedas pequenas e pedras para sentar e apreciar a vista, respirando o ar puro. Se preferir, ela também pode ser a última parte do roteiro, para finalizar com chave de ouro e descansar da caminhada.


Se é trilha que você quer, basta pegar um caminho de mata acessível a partir da recepção. Em cerca de 20 minutos, você se depara com uma das mais belas cachoeiras em Minas Gerais: a Cachoeira das Andorinhas. Ela conta com um visual cênico que impressiona! A altura da queda chega a 50 metros. Pela forte correnteza, é imprópria para banho, mas pausa obrigatória para a foto.


Em mais uma trilha em meio à Mata Atlântica, você chega até a Cachoeira do João Bento em 10 minutos. Essa é rodeada por pedras, formando uma paisagem belíssima. É tranquila, para crianças e adultos, com uma pequena queda e um poço, que também rende boas fotos e momentos de relaxamento.


Uma curiosidade do local é o fato de cada uma das cachoeiras ser de um rio ou córrego diferente, que se juntam dentro da Fazenda formando o Rio Jacutinga.


Cacheira Por Acaso + Escorrega + Batismo

A 3km da Fazenda das Cachoeiras, tem outra propriedade com outras três belíssimas quedas para visitar. É o Recanto das Cachoeiras, local que conta com um restaurante, onde é servido um delicioso almoço mineiro, típico da roça.


Ao chegar, já é possível ver a Cachoeira Por Acaso, que é linda, agradável de ficar, ótima para um banho de sol, para observar pequenas aves da região e contemplar o Ribeirão Jacutinga.


Ao pegar uma pequena e tranquila trilha que beira o rio, em menos de 10 minutos tem a Cachoeira do Escorrega. O local propicia brincadeiras entre os banhistas que se aventuram em descer pela água.


Logo acima, a Cachoeira do Batismo, que leva esse nome por ser um lugar onde acontece o “batismo” de quem inicia na atividade de rapel na cachoeira, ou cascading. São cerca de 40 metros de queda com visual da Mata Atlântica e pedras que formam caminhos.


Cachoeira do Pacau + 1 de brinde


Localizada na Serra do Pacau, na divisa entre Bom Jardim de Minas e Santa Rita de Jacutinga, a imponente Cachoeira do Pacau possui 90 metros de queda (!) – o que favorece a prática de atividades como cachoeirismo e rapel. Algumas partes são próprias para banho, apesar da forte correnteza.


Por tudo isso, ela é um dos cartões postais da região, sendo uma das principais cachoeiras em Minas Gerais, com águas geladas e cristalinas. Está aproximadamente 20km distante do centro de Santa Rita de Jacutinga.


A 12km de Santa Rita, no caminho para o Pacau, fica a Cachoeira da Vargem do Sobrado, um brinde para os amantes da natureza. É perfeita para um delicioso banho e uma hidromassagem natural!


Mais 8km dali, antes do início da trilha da Cachoeira do Pacau, temos um lindo mirante para contemplação e fotos. Do mirante vemos as cachoeiras do Pacau, dos Sonhos e o “Tunelão” da Ferrovia do Aço, com 8,6 mil metros, que atravessa a Serra do Pacau. É um dos maiores túneis da América Latina.


Mais alguns metros e chegamos ao início da trilha, que leva cerca de 30 minutos. A dica é estar sempre com um guia local, que além de oferecer mais segurança ao conduzir trechos difíceis, passa informações e dicas sobre tudo.


Viu só quantas cachoeiras em Minas Gerais você pode conhecer? Em Santa Rita de Jacutinga você se encanta com a beleza de cada uma. Aproveite ao máximo a sua estadia!





Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...