Túnel que chora

As lendas dos antigos caminhos de ferro
1/4

“Muitos dizem, e é verdade confirmada: quem bebe água do túnel (...) não mais se esquece desta terra abençoada. É como se fosse um elo unindo o útil ao agradável.”

 

(Laudelina Marinho Nogueira – D. Nina)

 

 

Conhecido pelos santarritenses apenas como túnel, é um local de passeio obrigatório para quem visita Santa Rita de Jacutinga.

 

O túnel fora construído de 1916 a 1918 para a Estrada de Ferro da Central do Brasil, que trouxe ao município a ligação com a então capital da República, a cidade do Rio de Janeiro.

 

Após o encerramento das atividades ferroviárias na sede do município o túnel se tornou um local onde os moradores e turistas aproveitam para se refrescar com a água gelada de suas minas d’água.

 

O passeio pelo túnel faz parte do City Tour oferecido pelo Guia Gil Cunha e também conduz o visitante a outro importante ponto turístico, o antigo Pontilhão da Rede. 

 

Venha com sua bike, a cavalo, a pé e até mesmo de moto ou carro, mas não deixe de atravessar o túnel e contemplar uma das melhores vistas da cidade, com a Cachoeira do Areal abrindo as portas da Cidade das Cachoeiras e com uma bela vista da Igreja Matriz ao fundo!

 

 

Fontes:

 

Fonte: NOGUEIRA. Laudelina Marinho, A cidade das Cachoeiras: Santa Rita de Jacutinga e sua história. 2a.ed. rev. e ampliada. (Santa Rita de Jacutinga, edição particular, 1985).

 

O Patrimônio Ferroviário de Santa Rita de Jacutinga. Disponível em: http://viagemnostrilhos.blogspot.com.br/2010/07/o-patrimonio-ferroviario-de-santa-rita.html . Acessado em 27/10/2014.

Não deixe de visitar
 
A visita ao Túnel que Chora faz parte do Roteiro City Tour, mas também pode ser visitada a qualquer momento. 
 
GALERIA DE FOTOS
1/2

Praça José Marinho de Araújo 71 Rosário

Santa Rita de Jacutinga - MG

pousadaomeucanto@yahoo.com.br

guiagilcunha@gmail.com

© 2014 por

mauricio brasilli marketing e imagem

www.mauriciobrasilli.com

 

  • facebook

Projeto de Gil Cunha

Colaboradores:

Karol Caetano e Rafael Pereira