Rua de Pedras

Andar na rua calçada de pedras da época dos escravos
1/2
Não deixe de visitar
 
A visita a Rua de Pedras faz parte do Roteiro City Tour, mas também pode ser visitada a qualquer momento. A rua se econtra bem no centro da Cidade.
 
GALERIA DE FOTOS

Rua de Pedras

 

Diferentemente das outras ruas do município, a Rua Conselheiro Felisberto da Cunha ainda conserva o seu calçamento original com pedras largas.

 

Localizada numa das áreas mais antigas da cidade a Rua de Pedras ainda conserva alguns dos casarões antigos que guardam trechos importantes da época em que o município tomava forma.

 

Além do calçamento em pedra, que por si só já á uma atração, ali é possível ver a antiga Casa do Conselho onde também funcionou a primeira tipografia da cidade, responsável pela impressão de vários jornais locais. 

 

Logo abaixo temos o casarão onde viveu o Sr. Alexandre Ribeiro, farmacêutico da cidade cuja família teve importante papel na cidade principalmente nas obras de caridade, entre elas o extinto Abrigo Rachel Ribeiro. Ao passar pelo casarão podemos ver ainda na calçada os ladrilhos hidráulicos com a inscrição de um produto farmacêutico, típica forma de propaganda da época.

 

Por fim, aos pés da ladeira temos a famosa “esquina do Pecado” onde a juventude da cidade se reunia para fazer serenatas, rodas de uma boa conversa.  Muitos namoros também se iniciaram ali. Era o encontro da juventude boêmia! 

 

Hoje dificilmente se vê algum veículo passando pela ladeira, apenas os moradores da rua se aventuram a percorrê-la de carro.

 

 

Fonte: NOGUEIRA. Laudelina Marinho, A cidade das Cachoeiras: Santa Rita de Jacutinga e sua história. 3.ed. rev. e ampliada. (Santa Rita de Jacutinga, edição particular, 2005).

 

 

 

Rua de Pedras
Rua de Pedras
press to zoom
Rua de Pedras
Rua de Pedras
press to zoom
Rua de Pedras
Rua de Pedras
press to zoom
Rua de Pedras
Rua de Pedras
press to zoom
1/1