Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca

Mais conhecido com Padrinho Vigário. A história do ilustre padre da cidade.
1/4

Padrinho Vigário

 

Nascido em Desterro de Melo, em 17 de novembro de 1859, Marciano Bernardes da Fonseca, chegou a Santa Rita de Jacutinga em 23 de julho de 1887 tornando-se o vigário da paróquia.

 

Sempre afeto a vida dos santarritenses, desde sua chegada o Padre estava diretamente ligado á educação e aos movimentos pelo progresso da localidade.

 

Como padre ele batizou inúmeras crianças e exigia que estas lhe desse o tratamento de padrinho por isso tornou-se o “Padrinho Vigário” dos santarritenses.

 

Comprometido com as causas locais o Padrinho Vigário foi figura central no processo de Emancipação do município, construiu diversas capelas entre elas a Capela do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Monte Calvário, ergueu a Santa casa de Misericórdia e seu grande patrimônio.

 

Diversas histórias sobre a vida do religioso são conhecidas pela população local, quase todos sabem uma história sobre uma graça alcançada, histórias contadas com muita fé e carinho pelo religioso.

 

Em 2011 foi concedida a autorização para que fosse iniciado o processo de Beatificação e Canonização do Monsenhor Marciano. Posteriormente a Santa Sé autorizou que o processo fosse levado a diante, para enorme alegria de seus devotos.

 

Durante o City Tour, é possível visitar o memorial em sua homenagem, localizado na casa onde ele viveu. Lá é possível conhecer relatos, fotos, objetos de destaque na vida do servo de Deus.

 

Os restos mortais do Monsenhor Marciano podem ser visitados da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia.

 

 

 

Oração pela canonização de Monsenhor Marciano

 

Ó Deus Pai Todo Poderoso, Vós que constituístes Pastores para o vosso Povo, e nos destes como bom Pároco Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca, sacerdote modelar, exemplar na oração, fiel na administração dos bens espirituais e temporais, dedicado à caridade para com os pobres e sofredores, nós vos pedimos, dai-nos a graça de vê-lo elevado à honra dos altares e dignai-vos ouvir-me no pedido que agora humildemente vos faço, por intercessão deste vosso fiel discípulo. (Pede-se a graça por intercessão de Mons. Marciano). Por Cristo Nosso Senhor, na força do Espírito Santo. Amém.

 

 

Fontes:

 

Fonte: NOGUEIRA. Laudelina Marinho, A cidade das Cachoeiras: Santa Rita de Jacutinga e sua história. 3a.ed. rev. e ampliada. (Santa Rita de Jacutinga, edição particular, 2005).

 

Monsenhor Marciano, o padrinho vigário das crianças. Disponível em: http://www.gaudiumpress.org/content/52974-Monsenhor-Marciano--o--ldquo-Padrinho-Vigario-rdquo--das-criancas. Acessado em 28/10/2014.

 

Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca O “Padrinho Vigário”. Disponível em:  http://www.paroquiabompastorjf.com.br/mensagem-do-mes. Acessado em 28/10/2014.

 

Após nomeação, Comissão para o Processo de Beatificação e Canonização de Monsenhor Marciano intensifica trabalhos, por Fabíola Castro. Disponível em:  http://www.radiocatedraljf.com.br/noticias/37/apos-nomeacao-comissao-para-o-processo-de-beatificacao-e-canonizacao-de-monsenhor-marciano-intensifi . Acessado em 28/10/2014.

 

Santa Rita de Jacutinga (MG) celebra aniversário do Servo de Deus, Monsenhor Marciano, por Elisangela Cavalheiro. Disponível em: http://www.a12.com/noticias/detalhes/santa-rita-de-jacutinga-mg-celebra-aniversario-do-servo-de-deus-monsenhor-marciano. Acessado em 28/10/2014

 

 

Grande Personagem
 
Conheça a história e obra do Padrinho Vigário, em processo de canonização, possui muitos devotos em Santa Rita e em diversas outras cidades.
 
GALERIA DE FOTOS
1/2

Praça José Marinho de Araújo 71 Rosário

Santa Rita de Jacutinga - MG

pousadaomeucanto@yahoo.com.br

guiagilcunha@gmail.com

© 2014 por

mauricio brasilli marketing e imagem

www.mauriciobrasilli.com

 

  • facebook

Projeto de Gil Cunha

Colaboradores:

Karol Caetano e Rafael Pereira