Igrejinha do Alto

Um lindo pôr do Sol com vista para cidade e as montanhas. Tudo sob as bençãos do Padrinho Vigário!
1/4

“No topo da montanha a poética ermida assenta-se com suas torres apontando para o infinito e velando pela paz e fraternidade da cidade.”  

(Laudelina Marinho Nogueira – D. Nina)

 

O santuário de Nossa Senhora Aparecida do monte Calvário está situado no alto do Monte Calvário. Seu caminho em ziguezague tem 1.040 metros de extensão e é pontuado por 14 pequenas capelas que remetem as 14 estações da Via Sacra.

 

Sua construção foi idealizada pelo Padrinho Vigário com o objetivo de que ali fossem depositadas as doações para a construção e manutenção da Santa Casa de Misericórdia.

 

Erguida com a ajuda dos moradores e fiéis, a primeira capela foi inaugurada em 26 de julho de 1912. Em 07 de agosto de 1949 um incêndio destruiu a capela. Durante o incêndio apenas uma das paredes da capela permaneceu intacta, a parece onde estava uma pintura do Monsenhor Marciano.  A Atual construção foi inaugurada em 30 de abril de 1950 e reformada em 2003 com a ajuda dos moradores e devotos de Nossa Senhora Aparecida.

 

A Igrejinha do Alto, assim carinhosamente chamada pelos santarritenses, é palco de uma das mais lindas demonstrações de fé do seu povo.  Anualmente no dia 1° de maio, há uma procissão rumo ao monte Calvário onde os fiéis, em procissão, descem trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora Aparecida que lá permanece durante todo o ano, dando início a tradicional Festa de Maio em homenagem a padroeira da Cidade.

 

Um dos melhores pontos da cidade para apreciar a paisagem, o Monte Calvário é um verdadeiro mirante, uma vista de quase toda a cidade num ângulo visão de 180 graus e cerca de 800 metros de altitude.

 

Ao amanhecer podemos ver o sol sair preguiçoso de trás das montanhas e nuvens e trazendo consigo um belo dia, perfeito para curtir um dia cheio de aventuras na Cidade das Cachoeiras.

 

Ao entardecer a natureza nos brinda com um maravilhoso pôr-do-sol onde podemos ver o sol desaparecer pelas encostas do Morro do Batalhão (Também conhecido como Morro do elefante, pois sua silhueta forma a imagem de elefantes).

 

A dica para esse passeio é curtir sem pressa toda a beleza que a região possui!

 

 

Fonte: NOGUEIRA. Laudelina Marinho, A cidade das Cachoeiras: Santa Rita de Jacutinga e sua história. 3.ed. rev. e ampliada. (Santa Rita de Jacutinga, edição particular, 2005).

 

Não deixe de visitar
 
A visita a Igrejinha faz parte do Roteiro City Tour, mas também pode ser visitada a qualquer momento. Quanto ao melhor horário, a dica é ao nascer ou pôr do sol.
GALERIA DE FOTOS
1/3

Praça José Marinho de Araújo 71 Rosário

Santa Rita de Jacutinga - MG

pousadaomeucanto@yahoo.com.br

guiagilcunha@gmail.com

© 2014 por

mauricio brasilli marketing e imagem

www.mauriciobrasilli.com

 

  • facebook

Projeto de Gil Cunha

Colaboradores:

Karol Caetano e Rafael Pereira