1/5

Minhas redes sociais 

Nascido em 1985, Gil Cunha iniciou seus primeiros contatos com o mercado do turismo quando em 1990, seus pais Geraldo Alberto e Marilene inauguraram a “Pousada O Meu Canto” em Santa Rita de Jacutinga MG, pioneira em Ecoturismo na região e no Brasil.

 

Durante muitos anos acompanhando o Pai, desbravador de grande parte das trilhas para as cachoeiras da cidade e guia da Pousada, Gil tomou gosto pela profissão, atuou como guia local na adolescência e tornou-se Guia Nacional e Sul-americano da Embratur em 2003.

 

Ficou um pouco afastado da área e de Santa Rita durante os anos em que se formou Bacharel em Administração de Empresas pela UGB em Volta Redonda RJ e durante mais alguns anos no Rio de Janeiro, período que atuou em diversos segmentos, Financeiro, Moda, Eventos, etc.

 

Em 2012 retornou para Santa Rita e aos poucos foi assumindo os negócios da família e colocando em prática algumas de suas idéias para alavancar a Pousada e o Turismo na cidade, muito do que viu em suas viagens por outras cidades turísticas.

 

Os serviços de Guia, antes exclusivos para os clientes da Pousada, passaram a ser oferecidos a todos os visitantes da Cidade, com parcerias e treinamento de novos condutores para sua equipe.

 

Ainda em 2012 passou a oferecer em seu portifólio de serviços, esportes de aventura, o Boia Cross e a Canoagem. Logo veio a criação de um novo negócio, o “Ilha Parque de Aventuras”. Espaço dedicado a prática de esportes de aventura, que conta também com o Rafting, desde 2014. O local já é uma referência na área do Turismo de Aventura, com trilhas e áreas de lazer para os clientes em meio à natureza.

 

Possui desde 2011 uma página no Facebook com dicas de atrativos, serviços e eventos em Santa Rita, que o tornou muito conhecido em toda região, com postagens diárias e com uma visão comercial diferenciada e inovadora.

 

Com a criação do portal "santaritadejacutinga.tur.br", aliado ao seu conteúdo nas redes sociais em 5 páginas sobre turismo, conseguiu aumentar consideravelmente o fluxo de turistas e colocando de vez o nome de Santa Rita como um Destino de Turismo no Brasil.

Esta sempre presente nas principais feiras e eventos de Turismo no Brasil, apresentando a cidade e os seus serviços. Conseguiu ainda mais acesso ao meio do Turismo quando se associou a ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), referência Internacional quando o assunto é Vida ao Ar Livre, representando, qualificando e promovendo o Ecoturismo e Turismo de Aventura como atividades divertidas, saudáveis, sustentáveis e seguras.

 

Durante muito tempo acreditou que através do Poder Público, com suas políticas e investimentos, o Turismo se tornaria a principal fonte de renda e o motor da economia de Santa Rita. Infelizmente, até o momento, não houve por parte dos governantes locais uma predisposição em realizar investimentos na área.

 

Diante desse desafio, em 2013 Gil Cunha concluiu o Empretec, um Seminário de Empreendedorismo da ONU aplicado no Brasil em parceria com o Sebrae, onde pode vislumbrar um novo caminho para o desenvolvimento do turismo, com iniciativas partindo da Iniciativa Privada.

 

Desde então assumiu a gestão da Pousada O Meu Canto, do Ilha Parque de Aventuras, ampliou os seus passeios guiados com novos guias, novos formatos de roteiros, parcerias com Restaurantes Rurais, Pesqueiros e proprietários de atrativos.

 

No Carnaval de 2015 lançou uma “Central de Passeios”, ao lado da Pousada O Meu Canto, onde com seus passeios oferece novas experiências aos clientes, valorizando a interação consciente com a natureza, o resgate histórico e vivência rural, além de muita adrenalina nos esportes de aventura. 

 

Ainda em 2015 se associou a “Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade”, uma Central de Negócios do Sebrae, projeto do Circuito Serras de Ibitipoca, que tem como princípio o fortalecimento e a divulgação do turismo na região. Desde 25 de Outubro de 2016, exerce a função de Presidente da Rede.

 

A Rede constitui um exemplo de cooperativismo em busca do objetivo comum entre todos os envolvidos, aprimorando-se tanto na qualidade da oferta de produtos quanto na prestação de serviços turísticos, além da busca pela competitividade do destino Serra de Ibitipoca no cenário turístico nacional e internacional. Tem por meta o fortalecimento político institucional do setor privado, a fim de aumentar o poder de barganha na aquisição de suprimentos, promoção e comercialização do destino e autossustentabilidade das empresas irmãs.

 

A Rede Ibitipoca vem para criar uma nova concepção de relação entre empreendimentos, empreendedores, clientes e poder público, buscando sempre a parceria, a qualidade e o crescimento sustentável da atividade turística local e regional. O grupo “Rede Ibitipoca” busca, acima de tudo, a superação das expectativas dos clientes com relação aos serviços setoriais do turismo, necessários às boas experiências de viagens, que certamente serão guardadas na memória dos visitantes.

 

Atualmente é o projeto que Gil dedica a maior parte de seu tempo, pois acredita fielmente que através da Cooperação e do Associatismo, que os melhores resultados podem ser obtidos. Sempre na certeza de que “Juntos Somos + Fortes".

GALERIA DE FOTOS

Praça José Marinho de Araújo 71 Rosário

Santa Rita de Jacutinga - MG

pousadaomeucanto@yahoo.com.br

guiagilcunha@gmail.com

© 2014 por

mauricio brasilli marketing e imagem

www.mauriciobrasilli.com

 

  • facebook

Projeto de Gil Cunha

Colaboradores:

Karol Caetano e Rafael Pereira